Aquarela, o Palhaço Medroso

05_05

O primeiro livro infantil da pedagoga Marta Moreira Mendes narra em linguagem imaginativa e divertida a história de Aquarela, um palhaço que se esconde por ter medo do escuro. 

32 páginas coloridas, ilustradas com fotos e muita brincadeira, contam as travessuras da menina Júlia e do amigo Enzo. Entre as caixas de brinquedos, um mundo infantil de fantasia e diversão, eles ouvem o choro tímido e amedrontado do palhaço Aquarela. Apesar do nome, o boneco de pano não tem cor, vive apagado, escondido atrás do medo.

Ao longo da narrativa o palhacinho aprende a confiar nos novos amigos e ganha voz para contar às crianças o motivo de tanta apreensão: Aquarela tem pavor do escuro! Com o jeitinho e sensibilidade infantis para solucionar problemas, Júlia e Enzo vão tentar descobrir formas de curar o medo do palhaço. Brincando, Aquarela vê sua vida se transformar. Deixa o medo de lado e entende a importância de fazer novos amigos e de confiar em si mesmo.

Tanto os pais mais atentos quanto terapeutas sabem: medo do escuro é uma queixa constante das crianças. Os pequenos sempre reclamam do temor de fantasmas. Quando mal resolvidas, as queixas crescem junto com os menores, que acabam se tornando adultos inseguros de suas próprias escolhas.

A fábula infantil que brilha no escuro trata com texto simples, leve e delicado de uma questão complexa para pais e filhos, adultos e crianças: o medo do presente e do futuro. É uma maneira divertida e lúdica de organizar as forças internas em benefício próprio. A proposta do livro é equilibrar imaginação ativa, determinação, confiança, esperança, saúde. Estimular esses sentimentos dentro de cada um para libertar e transformar realidades.


One Comment

  1. Posted 26 de outubro de 2015 at 10:31 | Permalink

    Nossa, eu tava esperando hcager a quarta feira para acessar e ouvir o novo epis dio Achei que ia ser a primeira, mas o Alan Daniel tava on line s 3h da manh !!! E o que pior, o Toppera tamb m estava, pois respondeu o post do Alan 4 minutos depois!!! O que isso? Epidemia de ins nia? Com rela o ao epis dio de hoje, tenho a relatar que a qualidade do udio melhorou muito (j consigo ouvir o Professor sem ter que aumentar o volume) e n o parece mais que o Japoneys t falando de dentro de um cortador de grama. Tamb m achei interessante saber que a figura do Fara era mais pr xima de um deus do que de um governante, isso realmente foi surpreendente para mim. Quanto ao fato de eu ser advogada por acidente, que na poca do vestibular, eu estava indecisa entre Direito, Hist ria e Psicologia. A meu pai ficou me azucrinando, que ser professor ou psic logo n o dava dinheiro (sem ofensas pessoal!). Levei apenas 5 anos pra descobrir que ser advogada tamb m n o d dinheiro (mas agora tarde, In s morta ) Abra os pessoal!

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*