Encontro com o sagrado

blog_11

“A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?”Provérbio chinês

Todos os dias pela manhã recebemos informações sobre autoajuda vindas de diversos meios de comunicação: através da leitura de um livro, de um programa de televisão, de um programa na rádio, de uma matéria lida na internet ou no jornal, de revistas, de conversas corriqueiras etc… Entretanto, apegamo-nos a repetições que geralmente não condizem com a nossa crença.
O sistema de crenças é tão enraizado que não nos damos conta de que ele existe e passamos a repetir frases feitas de maneira automática, acreditando que isso irá mudar a nossa vida. Mas nada muda, tudo continua igual.
Certa vez, um cliente questionou o porquê de isso acontecer. Relatou ter lido diversos livros de autoajuda, posto em prática todas as técnicas possíveis, assistido a vários filmes e a contribuição disso tudo foi ter se tornado uma pessoa ainda mais insatisfeita.

É importante esclarecer que os livros de autoajuda são ferramentas magníficas quando se sabe exatamente qual o sujeito a que se destinam. Mas como ajudar alguém que não se conhece?O autoconhecimento deve anteceder a autoajuda. Dessa forma, é possível conhecer as necessidades, as habilidades, os desejos e as dificuldades de quem precisa ser ajudado. Só assim a autoajuda faz sentido.
Conhecer-se é despertar o sagrado que há dentro de si. E o sagrado independe de crenças religiosas. O despertar do sagrado é a fé que se traduz em confiança em si e no fluxo da vida. Quanto maior for a disponibilidade de olhar para dentro, mais eficazes tornam-se as habilidades divinas impressas no Ser.Os pensamentos, as emoções e as sensações influenciam as células do corpo e agem diretamente na formação das crenças, que respondem a qualquer comando contrário.
Sufocados, viciados por velhos padrões e velhas crenças, nos colocamos como vítimas de nossas próprias armadilhas. Vivemos em guerra com as informações que obtemos e com medo do desconhecido. Geralmente, vivemos uma dicotomia: contradição e ambiguidade. Um exemplo disso é a vontade de se afastar das pessoas e viver de forma isolada, mas temer a solidão.Quanto mais reviramos arquivos sem olhar de fato para o que já está lá, mais amarras criamos. E isso favorece a vontade de desistir.

Entretanto, a consciência pede para “arrumemos” o coração, onde o verdadeiro EU habita. O coração é o primeiro órgão do corpo humano a ser formado e é nele se encontram as mensagens para esta encarnação. “Arrumar” o coração e fazer contato com o sagrado é aproveitar a existência sem desperdícios. E na medida em que nos permitimos conhecer, torna-se possível o indivíduo que nos coloca frente ao sagrado, onde a vida é plena.
O sentido do sagrado na vida possibilita e potencializa a renovação, a transformação e a realização. Em algum momento, o autoconhecimento e a autotranscedência nos convidam para conhecer o desconhecido (o inconsciente) e buscar novos horizontes… Esse é o processo de evolução espiritual.
Como iniciar um processo de autoconhecimento? Simples: comece por observar-se quando for contrariado. Como reage? Quais são os pensamentos, emoções e sensações no momento? Que impressão você tem da situação? Sua reação é proporcional ao fato?
Coloque-se como observador de si e perceberá que vários “EUS” habitam dentro de você. Conhecer, harmonizar e integrar as diversas energias (subpersonalidades) favorece o autoconhecimento, o encontro com seu EU divino e o caminho para a felicidade.
O que você entende por felicidade?


11 Comments

  1. Tereza Cristina L.de S. Trovões
    Posted 13 de maio de 2015 at 15:03 | Permalink

    Muito bom…digo que vc é muito especial.bjo

  2. REGINA GOMES PASSOS
    Posted 14 de maio de 2015 at 02:07 | Permalink

    Felicidade é sentir-se bem. Envolve sentimentos e emoções. Podemos sentir felicidade ao ter um sonho por exemplo, ler um bom livro. Felicidade é simplesmente estado de espírito. Ainda não vivo a felicidade na sua plenitude mas assim com outros estou tentando ainda nessa encarnação.

  3. antônio carlos cropalato di tullio
    Posted 14 de maio de 2015 at 02:54 | Permalink

    É caminhando e despertar a atenção,como se faz isso? è ter um desejo no coração de buscar o bem, o sensível, o belo.Creio eu que quando você tem um desejo diferenciado, querendo o bem consigo e os outros, as coisas vem aos poucos e soma da maneira que se conserva e continua na sua busca-desejo.

  4. Geraldo Medeiros Jr.
    Posted 14 de maio de 2015 at 13:13 | Permalink

    Só aquele que tem a capacidade de ouvir o outro, consegue efetivamente desenvolver a sensibilidade necessária para ajudar. É isso que me faz admirar o trabalho da Martha.

  5. Simone de Souza
    Posted 14 de maio de 2015 at 14:47 | Permalink

    Acho que a questão, assim como colocado, é saber fazer perguntas a si mesmo e na busca das resposta, ir se encontrando.
    As respostas, temos todas, só precisamos buscá-las.
    Bastando olhar para dentro de nós mesmos…
    Bj

  6. Elias Lins
    Posted 14 de maio de 2015 at 15:57 | Permalink

    Excelente!

  7. conceiçao
    Posted 14 de maio de 2015 at 18:33 | Permalink

    Excelente texto. Reflexao necessaria.

  8. Posted 14 de maio de 2015 at 20:52 | Permalink

    Um texto adorável, profundo e certamente nos leva a grandes reflexões, gratidão por compartilhar, sucesso sempre!

  9. Dilma
    Posted 15 de maio de 2015 at 01:04 | Permalink

    Grata querida Martha. Um beijo de coração

  10. Silvio de moura
    Posted 17 de maio de 2015 at 00:13 | Permalink

    Difícil é dizer o significado da palavra Felicidade, qdo esta, aos nossos olhos encontra-se distante. Por sua vez, nos apercebemos que mesmo distantes de uma felicidade supostamente imaginaria, a sentimos dentro de nós mesmo. Isso nos leva a sentir viver, e entender que somos felizes, em muitas vezes, sem o tudo que almejamos. Isso quer dizer que, ainda que olhemos, assistimos uma peça teatral, ou algo do gênero, reconhecemos que corremos atrás daquilo que já está em nós A Infelicidade. Entendemos porém, que para sorrirmos assistindo uma peça teatral, temos que, primeiramente sorrir para nós mesmos, nos tornando o próprio ator da comédia. Em resumo a felicidade é o primeiro passo para alcançarmos nossos próprio objetivos, pois sem ela estaremos só em um muito de plena revolta.

    Abraço amiga.

  11. Michele
    Posted 18 de maio de 2015 at 09:14 | Permalink

    Felicidade é estar bem consigo mesmo e caminhar e acreditar que tudo vai dar certo e confiar que o amanhã será melhor do que ontem, e não perder a fé em si, e sorrir e ajudar ao outro a sorrir também!

    E fazer a vida mais colorida e florida!
    Mais é acreditar que o futuro será com certeza bem melhor para todos!
    Adorei o texto, Grata Martha!

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*