TVP e o feeling do terapeuta I

 

06_03

Hoje sabemos da importância da transpessoalidade no processo de cura. Compreender a integração corpo-mente-espírito traz a visão ampliada do sentido da vida.

Uma das técnicas que traz essa compreensão é a terapia de vidas passadas, por permitir uma visão do EU na eternidade. Então, não se é vítima do castigo de Deus e, sim,  bem-aventurado por reconhecer e poder transformar a consciência que adoeceu ao longo do tempo.

A técnica está presente em meu consultório desde 1996 e é uma ferramenta auxiliar no processo da psicoterapia, porém, não produz milagres. O verdadeiro milagre é aquele que o próprio cliente realiza quando se dispõe a ser melhor; é a tomada de consciência da imortalidade da alma.

O terapeuta e seu cliente precisam se inteirar dos prós e dos contras de toda e qualquer técnica. Assim dizendo, o feeling do terapeuta é fundamental para um trabalho bem-sucedido. Acessar blocos de energia do passado exige, do terapeuta, responsabilidade e conhecimento para ajudar seu cliente antes, durante e depois de uma regressão terapêutica.

O modismo não tem lugar no consultório do terapeuta, que objetiva tanto a qualidade de vida do cliente como a sua própria.

A TVP é uma ferramenta. A expansão da consciência do cliente é o mais importante, pois é ela que vai guiá-lo durante a regressão.

Em anos de experiência, posso confirmar a contribuição da técnica para o despertar de uma nova consciência. Perceber o momento e a real necessidade de utilizar tal ferramenta requer que o terapeuta sirva o seu CHA – Conhecimento, Habilidade e Amor.

Recebo inúmeros contatos para o trabalho de terapia de regressão. As pessoas, muitas vezes em busca de uma solução para suas dificuldades, acreditam que em um primeiro encontro já farão a regressão. Nem sempre a regressão se faz necessária e, caso seja preciso, há uma preparação para o trabalho.

O fato de o cliente compreender a sua dinâmica e promover mudanças de conceitos e valores favorece a libertação. Acho interessante a maneira como a TVP é vista pelas pessoas e por muitos profissionais: a “tendinha dos milagres”. Pura ilusão! Ninguém cura a consciência sem uma real mudança de postura diante da vida.

A maneira como se oferece o serviço terapêutico induz a crença de fórmula mágica. Então, as pessoas perguntam: “Quanto custa a sessão de regressão?” É como se estivessem comprando um par de sapatos. Infelizmente, muitas pessoas caem nas malhas da vaidade humana e se descompensam de maneira desastrosa. Muitas famílias se desestruturam pelo reconhecimento de desafetos do passado. A responsabilidade do terapeuta e o compromisso pessoal do cliente são fundamentais para o processo de cura.

O terapeuta necessita ter habilidade, e não somente obter um certificado, para perceber a real necessidade de uma regressão e se será um diferencial no processo de cura do cliente. Estabelecer vínculos de respeito e de confiança é o ponto de partida para o despertar que vai além da condição humana.

O terapeuta que sabe ser um instrumento na cura do cliente, e não o detentor da cura, tem um feeling perfeito.

Texto revisado por Juliana Alexandrino


Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*