Antes de ingressar na psicoterapia, Martha atuou por 16 anos como diretora pedagógica em escolas de educação infantil, sendo proprietária delas. Foi nesta função que, a partir de 1988, a fim de levar melhor qualidade de vida às famílias dos alunos, Martha iniciou um grupo de discussão entre pais e professores para tratar assuntos diversos da rotina das crianças. Nestas reuniões, Martha identificou uma idéia enraizada na cabeça dos pais: de que a escola seria apenas um local para deixar os filhos enquanto eles próprios trabalhavam.
Continue lendoPara quebrar este paradigma, Martha teve a idéia de convidá-los para passar um dia na escola (como crianças) para vivenciar atividades como os filhos. A experiência foi emocionante para todos os envolvidos. A partir daí, pais e alunos passaram a se envolver com mais alma no espírito escolar e nas tarefas a desempenhar. Da mesma forma, Martha passou a desenvolver mais ferramentas para essa interação, como a criação de um jornal.
Nas edições do jornalzinho, Martha passou a divulgar matérias sobre a área holística, assunto que despertava cada vez mais o interesse dos pais. Ao mesmo tempo, a própria Martha começava a se habilitar fazendo várias formações nessa área. Até que em 1992, ela resolve vender sua escola, e se entregar inteiramente às terapias complementares, abrindo seu primeiro consultório. Foi um marco decisivo na sua vida profissional, uma conquista que permeou uma jornada próspera de grande entrega profissional. Martha conta que descobriu em si própria a habilidade de "educar almas".
"Hoje olho para todas as experiências que vivi e tenho certeza de que a pedagogia foi minha porta de entrada no mundo terapêutico, foi um aprendizado de estruturação e organização do conhecimento. Percebi ainda que tinha uma intuição afinada e ouvi-la foi também um enorme aprendizado", declara Martha Mendes.
Foi naquela escola que nasceu a Psicobiosofia®, antes filosofia, hoje metodologia de trabalho terapêutico, marca registrada de Martha Mendes.
Ao lançar-se na psicoterapia, Martha logo se destacou profissionalmente, sendo frequentemente convidada para participar como conferencista em congressos nacionais e internacionais, palestras em escolas, universidades, e procurada para participar de programas de rádio, televisão e revistas. A Psicobiosofia®, método de trabalho terapêutico desenvolvido e difundido por Martha, que hoje é sua marca registrada, ajudou a divulgar ainda mais o seu trabalho.
Continue lendoFoi presidente do II congresso Nacional de Terapia Regressiva em São Paulo, e do I Simpósio de Terapia Regressiva em SP. Escreveu dois livros sobre Reiki - “Reiki uma experiência de autolibertação” e “Reiki um Processo alquímico” - um aúdio CD sobre Psicobiosofia e um livro infantil - “Aquarela, o palhaço que tinha medo do escuro”, uma obra com a história de duas crianças reais que fala da auto hipnose (o livro brilha no escuro). Martha tem ainda inúmeros artigos publicados e traduzidos para outras línguas.
Martha considera-se altamente intuitiva, e conta: "Quando um cliente chega ao consultório pela primeira vez, tenho a impressão de assistir a um filme quando ele começa a discorrer sobre suas dificuldades. Claro que estudar várias técnicas me favoreceu esse olhar, começo a fazer os links necessários e lançar as perguntas adequadas. Isso, cada vez mais me certifica de que escolhi a profissão certa, é uma habilidade e amo o que faço!"
Com essa paixão e convicção, hoje Martha mantém o Instituto Harmonia de Ensino e Pesquisa voltado ao campo de terapias complementares para a prática da psicoterapia. Seu foco é no estudo e ensino de técnicas tais como Reiki, Bioeletrografia, Florais de Bach, entre outros, com filosofia baseada na Psicobiosofia®.
Atualmente, Martha é presidente da EARTh do Brasil, uma extensão da EARTh - Associação Europeia de Terapia Regressiva. A Earth do Brasil nasceu para difundir o conhecimento sobre as diversas técnicas utilizadas com essa abordagem no Brasil e no mundo, assim como as pesquisas na área. Martha assumiu a presidência no 5º Congresso Mundial de Terapia Regressiva, na cidade do Porto – Portugal em outubro/2014.
"Sempre aproveito o olhar terapêutico não só para meu cliente, mas também para me tornar um ser melhor para a vida."