Existe algum perfil de cliente que não pode experimentar alguma das terapias complementares?
R: O feeling do terapeuta vai lhe permitir compreender qual a necessidade de cada cliente. Caso este apresente alguma dificuldade de ordem psíquica/clínica, o terapeuta deve contatar o médico para inteirar-se da condição e melhor atendê-lo. Porém as terapias complementares são sempre indicadas para quem quer se libertar de amarras e tornar-se consciente e responsável pela sua própria vida.

Porque alguns médicos não acreditam nas terapias complementares?
R: Há muitas vezes uma distorção no conceito terapia complementar, terapias alternativas e terapias holísticas. Nenhuma substitui o tratamento médico, quando necessário. Existe a possibilidade do médico não ter abertura para aquilo que ele não domina e como as terapias alternativas não são ensinadas nas faculdades comuns, é possível que médicos apenas se pautem nas práticas por eles conhecidas.

A Bioeletrografia fotografa a aura?
R: Não! A Bioeletrografia não fotografa a aura. Fotografa o suor da ponta dos dedos, que é resultado do metabolismo celular, psíquico e emocional. São gases e vapores expelidos das células através da pele. Isso é o que produz uma condição áurica e não a aura propriamente dita.

A regressão de memória é sempre sobre vidas passadas?
R: Não. A regressão tem o objetivo de conduzir o cliente a relembrar e vivenciar traumas ocorridos no seu passado e que estão influenciando e atrapalhando a vida presente. Estes traumas podem ter ocorrido tanto em vidas passadas, quanto na vida atual (no útero materno, no nascimento etc.). A regressão de memória é o acesso a um registro, não lembrado de forma consciente, ou ainda, lembrado e cheio de carga nervosa. O que é vida passada senão o que se viveu em momentos atrás? O conteúdo acessado pode ser um fato ou uma simbologia. Se para o cliente corresponde ao fruto de uma experiência remota, cabe ao terapeuta acolhê-la e trabalhar o conteúdo emocional que ela traz. O intuito é o de promover catarse, para a liberação da carga tensional e resignificação da experiência.

A regressão envolve hipnose?
R: Não. Para a Terapia Regressiva são utilizadas técnicas denominadas indutivas. As técnicas indutivas permitem ao cliente se manter consciente durante a regressão. A consciência plena do que está acontecendo no decorrer do processo é um fator preponderante na cura das dificuldades tratadas, uma vez que somente ao cliente cabe a responsabilidade de transformação de suas dores e dificuldades. O terapeuta é um facilitador deste processo.
No estado modificado de consciência podemos dizer que o cliente está em transe. A hipnose é um estado de transe, assim como a Terapia regressiva, embora as induções sejam diferenciadas.

E se eu não voltar da regressão?
R: Não existe um voltar quando não se vai pra lugar nenhum. Durante a regressão, o cliente acessa memórias passadas, de forma consciente.
Quando se lembra de uma música importante de alguma fase da vida, essa música evoca lembranças e emoções, então podemos dizer que há um transe. Isso também é uma regressão, só que sem a indução terapêutica.

Os Florais de Bach têm contraindicações?
R: Não. Os Florais de Bach não têm qualquer tipo de contraindicação e, por isso, podem ser usados em combinação com qualquer outro tratamento, sem qualquer interferência. Inclusive, como os florais despertam o curador interno, inerente ao ser humano, tendem a favorecer a ação terapêutica dos remédios. Por outro lado, os Florais não podem substituir tratamentos médicos.

O que fazer se eu esquecer de tomar o floral em algum horário?
R: Os florais devem ser utilizados de forma correta, conforme a orientação do terapeuta. Eles fazem um ciclo, trabalham os elementos ar, água, fogo e terra. Ao esquecer alguma toma, o cliente interrompe esse movimento, entretanto deve retomar o processo assim que se lembrar e continuar com a orientação terapêutica.

Como perceber os efeitos dos florais?
R: Você pode assumir os seguintes hábitos:
Faça um diário aonde você possa anotar seus sentimentos e emoções em relação às situações recorrentes na sua vida.
Anote seus sonhos. Em geral quem toma floral sonha mais. Alguns sonhos trazem mensagens importantes para o seu processo de transformação.
Perceba mudanças em aspectos relacionados à sua disposição física: se tem mais energia vital, se seu sono se modificou etc.
Repare nos comentários das pessoas com quem convive.

O que quer dizer Reiki?
R: Reiki é uma expressão japonesa que significa "Energia Vital Universal".

O Reiki é uma massagem?
R: Não, o Reiki não é uma massagem. Inclusive, as mãos do terapeuta não precisam tocar o cliente durante a imposição.

O que acontece em uma sessão de Reiki?
R: Durante a sessão de Reiki, o terapeuta efetua uma série de posições com as mãos, diretamente na pessoa sendo atendida. A Energia Reiki é inteligente e agirá nos pontos e na intensidade necessária para a pessoa naquele momento, de forma a restaurar o equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico. Durante as posições as mãos ficam paradas, de forma que a energia flua livremente e o mestre determinará as posições que julgar mais adequadas.